DEUS FEZ, DEUS FAZ! – Pr. André Lepre

Isaías 51.11-15

11 – Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.

12 – Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?

13 – E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava?

14 – O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará.

15 – Porque eu sou o SENHOR teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. O SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

Considero os versículos de 11 a 15 do capítulo 51 do livro do profeta Isaías uns dos mais fortes e profundos das Sagradas Escrituras.

O contexto histórico dessa história é o medo e o pavor que o povo de Israel estava sentindo da Babilônia em serem destruídos e escravizados. Isso se deve ao fato de que Israel por um longo período apostatou da sua fé no Deus Eterno, ou seja, se afastou dos caminhos do Senhor e como paga dessa atitude estava agora prestes a ser aprisionado e viver um longo período de cativeiro. Mas através do profeta Isaías Deus se dirigiu ao seu povo com uma Palavra Profética (vide texto base).

Israel estava aprisionado pelo seu medo fruto de suas próprias atitudes inconseqüentes e pecaminosas, mas em todo o tempo Deus sempre estava pronto a usar de misericórdia com seu povo.

Muitas vezes, assim como Israel, nos encontramos aprisionados por comportamentos que não traduzem a real condição de um verdadeiro adorador e de um servo fiel a Deus e aos seus princípios. O pecado jaz à nossa porta e nos deixamos levar por ele, nos acostumamos com ele e quando nos damos conta estamos aprisionados em nossa própria alma. Nos tornamos cativos de nós mesmos e cada vez mais nos sentimos só em uma batalha que não é travada somente em nossa alma, mas também na nossa mente. Começamos a pensar que não há mais jeito para determinadas situações, que a velocidade do tempo fez com que ficássemos incapazes de revertermos quadros difíceis e até mesmo desesperadores da nossa vida. Sabe por que isso acontece?

Porque quanto mais nos afastamos de Deus, quanto mais negligenciamos a busca de um relacionamento íntimo, profundo e sincero com Ele, acabamos abrindo espaços dentro de nossa alma que são preenchidos muitas vezes pelos pecados que cometemos.

Entretanto, um pouco antes, nos versículos 2 e 3 Deus vai dizer o seguinte: 2 – “Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.”

Deus trouxe à memória do povo o que havia feito na vida de Abraão e Sara, pois era de 100 anos Abraão e de 90 anos Sara quando nasceu Isaque. E foi através do milagre gerado na vida de Abraão e Sara que foi gerada a nação de Israel.

Para Deus não há limite de espaço e nem de tempo quando Ele quer abençoar alguém, quando quer mudar a história da sua vida.

PORQUE DEUS SE INTERESSA POR VOCÊ. DEUS ESTÁ INTERESSADO NA SUA VIDA!

Não importam o tempo, os anos que se passaram. Deus pode levá-lo a florescer de novo, a frutificar de novo. Deus disse em Gênesis 1:26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Jeremias 1:5 – “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.”

VOCÊ FOI GERADO PARA VENCER. PORQUE ANTES DE VOCÊ SER GERADO NO VENTRE DE SUA MÃE, VOCÊ FOI GERADO NO CORAÇÃO DE DEUS.

Agora não importa mais o pecado que você cometeu e a solidão em que você está porque Deus diz que aquele que se arrepende dos seus pecados Ele não se lembra mais… (Isaías 43:25) E vai mais além dizendo que é fiel e justo para perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça. (I João 1:9)

3 – “Porque o SENHOR consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do SENHOR; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.”

Abraão estava na solidão de sua tristeza, sem esperança de ter um filho, sangue do seu sangue, e DEUS fez da sua solidão o seu jardim para enchê-lo de alegria plena. “Abraão olha para o céu e conta as estrelas se tu podes…”

DEUS CONVERTERÁ O PRANTO EM ALEGRIA. DEUS MULTIPLICARÁ BENÇÃOS DE FORMA ABUNDANTE NA SUA VIDA!

11 – Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.

12 – Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?

13 – E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava?

14 – O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará.

Israel temia a Babilônia e esse medo não permitia que enxergassem que o poder de Deus era maior que o da Babilônia. O que tem lhe imposto medo e tem te colocado em uma prisão solitária? O que tem te angustiado meu irmão? O que está te atribulando minha irmã?

  • Uma ameaça de morte?
  • Uma ameaça de falência?
  • O fracasso de um casamento?
  • Uma frieza espiritual?
  • Falta de expectativas na vida?
  • Um sonho destruído?
  • Um filho que está se afundando nas drogas?
  • A perseguição de alguém no seu trabalho?

A Babilônia está interessada em fazê-los prisioneiros. Deus está interessado em libertá-los.

A Babilônia está interessada em lhe matar. Deus está interessado em lhe dar vida, e vida em abundância.

Deus está nesses últimos tempos chamando uma geração que verdadeiramente queira se prostrar aos Seus pés. Deus está chamando uma geração que esteja em santidade ao Senhor para vencer o pecado. Uma geração comprometida com a visão do Reino.

Uma geração de profetas que não se vendem e não vendem o seu púlpito, que não corrompe e nem se deixa corromper pelo pecado, que não se dobram à Baal, que não recuam diante de Jezabel, que não ficam em cima do muro sendo afrontados por Senaqueribe, mas que avançam para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, que sejam como águias que voam na plenitude do Espírito de Deus.

Sabe eu creio que você também é uma águia gerada por Deus. Mas sabe de uma coisa?

A águia chega a viver 70 (setenta) anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é muito difícil! Então, a águia só tem duas alternativas:
Morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 50 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas.
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas.
E após cinco meses vai para o famoso vôo de renovação e para viver então mais 30 anos.

Quem sabe você não é essa águia que precisa hoje dessa renovação?

Deus está te prometendo que vai te resgatar da tristeza e da solidão e vai te trazer para um estado de gozo e alegria. Está prometendo te consolar e te instruir a não temer o homem porque ele é como pó. Do pó ele veio e ao pó retornará.

Deus está prometendo que te libertará que não vai te deixar morrer nas suas “prisões” e que irá te sustentar.

DEUS SEMPRE ESTARÁ CONTIGO!

15 – Porque eu sou o SENHOR teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. O SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

Isaías 51 fala muito mais além do que de um momento histórico do povo de Israel. É uma promessa para todos aqueles que se encontram hoje em dia aprisionados, temerosos e perdidos em pecados e delitos. É promessa de redenção, libertação e salvação através de Cristo Jesus. Ele já veio uma vez para resgatar o seu povo. Ele virá agora para arrebatar a sua noiva.

Se prepare, pois é tempo de voar alto.

Simplesmente por que:

DEUS FEZ. DEUS FAZ!

Nele, por Ele, para Ele.

Pr. André Lepre

Portal Padom

Gostou deste post? Então: Compartilhe no Facebook Siga-nos no:  Facebook - Twitter - G+

COMENTE AQUI!

Displaying 7 Comments
Have Your Say
  1. Pr. ANDRÉ LEPRE disse:

    Querida Marilene,
    Um dos primeiros assuntos da epístola de Tiago é a oração (1:5) quando chegamos ao versículo que você destaca ele também fala de oração.
    Ao estudarmos a história bíblica vamos aprender que Tiago era um homem dedicado à oração. Portanto o fundo de seu livro é exatamente esse. E por que Tiago baseia o tema de seu livro na oração?
    Porque ele entendia creio que inspirado por Deus que a vida cristã é feita de atitudes práticas baseadas em princípios bíblicos cristãos e não em atitudes aparentemente boas.
    Nos versículos 14 e 15 Tiago vai apresentar a eficácia da oração e quando nos colocamos na brecha para orarmos por alguém, ou seja, aquilo que chamamos de intercessão.

    Tiago está encorajando homens com chamado de Deus para serem intercessores de pessoas enfermas deixando claro que se essa oração for feita com fé salvará o doente.
    E trazendo para a realidade de nossos dias, esses versículos nos revelam que a oração da fé, pode mudar não somente um quadro de enfermidade de uma determinada pessoa, mas também o quadro familiar, financeiro, profissional, emocional, ministerial etc.
    Deus está nos chamando para sermos intercessores em meio ao caos instalado na sociedade em geral.

    O problema é que muitas vezes não fazemos isso porque nos colocamos como “vítimas” da nossa responsabilidade e fazemos como o profeta Elias que certa vez quis justificar a sua fuga da rainha Jezabel dizendo para Deus: “Todos te abandonaram e só eu fiquei, só eu te obedeço, só eu zelo pela sua Palavra, só eu isso, só eu aquilo…
    E Deus lhe disse: “Volta lá Elias porque conservei sete mil profetas que não se dobraram à Baal…”

    O óleo ou azeite (como alguns textos descrevem) naquela região à época era visto como possuidor de efeitos terapêuticos, com propriedades medicinais.( veja Is 1:6; Lc 10:34). E o que Tiago está mandando fazer é unir dois elementos que são necessários para quem está doente: O remédio e a oração.

    Deus pode curar o enfermo somente com a oração? Pode.
    Mas há momentos em que Deus permitirá a ação do remédio aliada a oração. A oração não depende do remédio, mas o remédio depende da oração.

    Dessa forma entendemos o que Tiago quis dizer em Tiago 2:17 – Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

    Devemos fazer a nossa parte porque Deus certamente fará a dele.

    Graça e Paz!

  2. MarileneM Santomero disse:

    Pr.André Lepre:
    Que a paz de Nosso Senhor e Salvdor Jesus Cristo seja sobre vos.
    Desejo muito uma explicação do que escrito no livro de Tiago 5:14-15. Sei que de uma forma maravilhosa podemos usar em nosso dias ,mas desejaria ouvir a sua opinião, para o meu cescimento espiritual.
    Desde já que a Graça do Senhor seja sobre vos.

  3. MarileneM Santomero disse:

    Pastor Andre que paz do Senhor seja sobre vos:
    Gostaria de saber ou melhor ter uma convicsão que hoje em dia tevemos, cumprir o que nos diz no livro de Tiago 5:14-15
    desde já o meu agradecimento.
    Marilene.

  4. Pr. ANDRÉ LEPRE disse:

    OBRIGADO MARIA POR SEU COMENTÁRIO. ELE MUITO EDIFICA NOSSA FÉ E CHAMADO.
    ÉS ABENÇOADA!

  5. Maria disse:

    Com esta msg Pr.fez com que eu reflita sobre a minha vida diante de Deus,mesmo sendo uma nova criatura em Cristo Jesus,muitas vezes sinto-me triste ,desanimada,com alguns problemas,mas lendo esta Palavra,realmente como a gente transforma o Golias mais forte na nossa frente ,temos que sim ser cmo a águia,desistir jamais e orar sempre;Graça e Paz Pr.

  6. Pr. ANDRÉ LEPRE disse:

    OBRIGADO Pr. MARCOS SILVA POR SEU COMENTÉRIO DE EXTREMA RELEVÂNCIA.

    ÉS ABENÇOADO!

  7. Pr Marcos Silva disse:

    Caro Pr Andre, Graça e paz
    Li esta matéria com meditação e percebir quantas vezes os cristão perdem tempo com a falta de fé, olha e ver os problemas maiores do o Deus que crer o Deus que diz que faz tudo o mal cair por terra, quando na verdade permite os gigantes o vença com facilidade e ainda diz que foi o diabo que tentou, que coisa não?… Que Deus te Abençoe. Pr Marcos

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estes html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>