ter, mar 2nd, 2010

Mulher pastora: Base bíblica ou cultural?

Carmem Aguero Garcia, da Igreja Pentecostal Raiz de Davi, de Campo Grande.

“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja”.O trecho bíblico, que pertence a carta de Paulo à igreja de Coríntio, é interpretado de diversas formas por diferentes denominações, assim como o papel da mulher na igreja, especialmente em cargos de liderança.O Antigo e Novo Testamento trazem exemplo de mulheres que exerceram atividades para que o Evangelho fosse pregado. Algumas foram profetisas como Miriã, retratada no livro de Êxodo (15.20), e Ana, parte do texto de Lucas (2.36); juíza instituída por Deus em Israel, como Débora (Jz 4.4); outras obreiras, como Priscila, esposa de Áquila, mencionada no livro de Atos.

Todavia, não há propriamente a citação de títulos de liderança espiritual dados à mulher, como por exemplo, o pastorado, o que é suficiente para deixar o tema controverso.

Base bíblica

Presidente do CIMEB – Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil e líder da Assembleia de Deus Bom Retiro, denominação que ordena mulheres ao pastorado, o pastor Jabes de Alencar interpreta a passagem de Coríntios utilizando o contexto histórico: “As mulheres, sentadas em ‘alas’ diferentes das dos homens, faziam perguntas em tom muito alto a seus maridos, interrompendo a ordem do culto. Assim, era-lhes necessária uma solicitação de silêncio para não comprometer o andamento daquela reunião”.

Jabes, que também tem ao seu lado sua esposa como pastora, exemplifica sua interpretação para a atuação da mulher na Igreja com outras passagens do Novo Testamento. “Em Atos 18, dois ministros são apresentados: Priscila e Aquila, tendo o nome da mulher à frente do homem, indicando sua autoridade. Febe, outra personagem com ministério na igreja, é citada em Romanos 16. Além disso, devemos considerar que o apóstolo Paulo, em algumas ocasiões, como em 2 Tm 2.11-12, fala sobre a impossibilidade das mulheres ensinarem. No entanto, este texto encontra sua razão de ser no fato das mulheres não terem acesso à educação – somente os homens – o que as impediria de uma atuação ostensiva na igreja. Não é o caso hoje”, aponta.

Rita de Cássia Leon, pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular de Vila Industrial, bairro de São Paulo (SP), indica que muitas mulheres tiveram funções importantes nas narrativas bíblicas. Para fundamentar o exercício do pastorado por mulheres, Rita cita Gálatas 3:28: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.

“Quem primeiro pregou o Evangelho foram mulheres, quando elas chegaram no túmulo de Jesus. O que é ser pastor, evangelista? É pregar o Evangelho. Por que Deus permitiu que as mulheres fossem as primeiras? Quando Deus nos chama para o ministério, ele nos dá o ‘Ide’ e o Ide pregar o Evangelho, expulsar demônios, falar em línguas, curar enfermos, não está direcionado para homem ou mulher, pastor ou pastora. Jesus manda ir”, expressa Rita.

Pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória (ES), conferencista e escritor, Hernandes Dias Lopes cita a mesma passagem de Gálatas 3:28 para explicar a equivalência feminina: A mulher tem plena igualdade com o homem no que concerne ao valor intrínseco, ao valor pessoal. Deus criou homem e mulher a sua imagem e semelhança. A mulher tem a mesma posição do homem com respeito à questão da salvação [...] Em relação à família, a mulher também tem direitos legítimos [...] Agora o grande aspecto é com relação ao papel de liderança [...] A liderança não é uma posição que Deus confiou à mulher, Deus confiou ao homem. Uma questão de função dada por Deus”.

Hernandes entende o papel relevante da mulher. “A mulher tem direito a falar na igreja, tanto é que você encontra no Novo Testamento profetisas. A mulher pode, no meu entendimento, ser uma professora de Escola Dominical, pode pregar, ser uma missionária [...] Agora, para a questão do papel de liderança, do oficialato, eu não vejo base bíblica.

Uma questão cultural?

Jabes de Alencar define como “machismo” a posição de denominações que não possuem pastoras em suas igrejas, e argumentam que não há na Bíblia mulheres com títulos de liderança espiritual: “Na Bíblia, Débora, Miriã, Febe, entre outras, são citadas em posição de liderança, inclusive sobre homens. Imagine se no contexto absolutamente patriarcal já havia ensaios de liderança feminina, por que Deus impediria as mulheres de exercerem alguma função de liderança? Isso é de um peso preconceituoso sem tamanho. Respeito, sim, as posições contrárias, mas devo dizer que Jesus resgatou o valor da mulher na Cruz”.

“Eu entendo que foi cultural [...] Eu acredito que do jeito que nós vivemos hoje, se fosse esperar do homem, com toda vida corrida, nós seríamos poucas pessoas no ministério. Hoje as mulheres estão tomando sim, porque elas se dispõem”, expõe a pastora Rita.

Para o rev. Hernandes Dias Lopes, utilizar o argumento de que a cultura da época teria impedido mulheres de exercerem a liderança, é desvincular-se da Bíblia. “Se nós hoje adotarmos o princípio da mulher presbítera, pastora, por uma questão da evolução da sociedade, costumes, esses argumentos são antropológicos e sociológicos [...] Nós não encontramos em qualquer lugar do Novo Testamento o estabelecimento de presbíteras, pastoras, nem mesmo diaconisas, muito embora Febe, por exemplo, Romanos 16 versículo 1º, servisse à igreja, e a palavra servir vem de diácono, diáconos. Alguns entendem que ela fosse diaconisa, é um assunto controvertido, ainda não plenamente definido, há pontos de divergência”.

“Os argumentos hoje, em sua vasta maioria, que tentam apoiar são muito mais implementação da sociologia. Ah, porque hoje a mulher pode ser vereadora, ela pode ser prefeita, pode ser deputada, pode ser senadora, governadora, presidenta de uma nação, de grandes empresas multinacionais, então por que ela não pode ser presbítera, pastora? Na verdade, a mulher tem tanta capacidade quanto o homem, e não há nada de errado dela ocupar diversos cargos de liderança na sociedade, mas na Igreja nós temos a Bíblia como única regra de fé e prática”, evidencia Hernandes.

Dividindo tarefas ou relacionamento familiar?

Esposa do pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Itajubá (MG) – César Augusto Borges Ribeiro – a psicóloga Sônia Gonçalves sempre exerceu diversas atividades na igreja. Foi por quatro anos professora da Escola Dominical para adolescentes e casais, e por cinco, lecionou para os jovens; organizou também trabalhos paralelos à EBD como os grupos de convivência e festas comemorativas. Atualmente, Sônia coordena o ministério com crianças e entende que se atuasse como pastora poderia ter seu relacionamento familiar afetado. “A sobrecarga desta tarefa impediria o bom andamento da minha dinâmica familiar. Prefiro ser auxiliadora”, expõe.

Rita, que é pastora ao lado de seu esposo, Vagner Leon, explica que quando homem e mulher exercem função de liderança na igreja, os ministérios devem ser complementos um do outro. “Tem que trabalhar em conjunto, é muito difícil para uma mulher ser pastora sozinha, a não ser que ela seja solteira [...] O ministério de um pastor precisa também muito de uma esposa para lidar com as mulheres na igreja, aconselhar [...] Cada um tem um dom e trabalha dentro do seu dom. Eu sou pastora e mestre e o Vagner é o pastor administrador”.

Ela destaca que é importante que a mulher diferencie seu desempenho na igreja e em casa: “Uma coisa é o ministério. Outra coisa é dentro do seu lar, porque eu sou pastora e meu marido é pastor, e nós cumprimos a cadeia de autoridade que a Bíblia fala: que a mulher esteja submissa a seu marido [...] Dentro do lar eu sou esposa, mãe. A gente não está lá para competir com o ministério do outro ou com o dom”.

Em tom bem-humorado, Jabes de Alencar fala sobre a influência da esposa na família: “Qual o casamento em que a mulher não seja líder? Qual o marido que não espera a opinião da mulher para tomar as decisões? Qual o marido que exerce com maestria a liderança familiar? A não ser nos casos extremos de machismo, ou em contextos culturais em que as mulheres são tratadas como ‘animais’, todo o universo tem mulheres em posição de liderança na casa, e isso não vai mudar por causa de um título, ou a ausência dele”.

Com relação ao sacerdócio do lar, ele ressalta que esse papel de autoridade espiritual nem sempre é exercido pelo homem. “Há casos em que a mulher é crente e o marido não. Eu te pergunto: quem é o sacerdote neste lar? Isso compromete de alguma forma a liderança do homem em outras instâncias?”, questiona Jabes.

Para Hernandes Dias Lopes, o pastorado que é exercido por uma mulher enquanto o homem é sua “ovelha”, pode trazer dificuldades à convivência do casal. Assim como, quando há uma dupla liderança espiritual no lar.

“Existe, por exemplo, a diferença entre o anglicanismo e o calvinismo. O anglicanismo diz o seguinte: Tudo aquilo que a Bíblia não proíbe nós podemos fazer. O calvinismo diz: Nós podemos fazer tudo aquilo que a Bíblia ordena, prescreve. Um olhava para o aspecto negativo e o outro para o positivo. Na nossa visão, só podemos adotar uma prática que a Bíblia prescreve. Se você examinar o Novo Testamento você não vê a prescrição da mulher no oficialato da igreja”, aponta o reverendo da 1ª IPB de Vitória (ES).

O título

A psicóloga Sônia Gonçalves interpreta que a mulher que exerce funções na igreja não deve sentir-se inferiorizada por não receber títulos de liderança. “A autoestima saudável não deve estar ligada com o cargo que se ocupa”, analisa.

Jabes de Alencar explica que mulheres que não são ordenadas como pastoras não devem sentir-se menosprezadas. “Há muitas mulheres exercendo a função pastoral – à frente de círculos de oração, pregando em congressos e eventos, ministrando lições na EBD, fazendo estudos bíblicos etc – mas não têm o título de pastora. Portanto, o problema está em superestimar o termo”.

Usando a passagem de Efésios 5, Hernandes Dias Lopes explica o conceito de submissão: “Eu pergunto a você: A Igreja se sente inferior porque ela é submissa a Cristo? Em absoluto. Quanto mais submissa a Cristo a Igreja é, mais honrada ela é. Submissão não é uma questão de inferioridade. É uma ‘missão sob missão’ de outrem [...] Então, a submissão não é inferioridade. A mulher não precisa, nem deve, nem pode, sentir-se inferior. Pelo contrário, a posição que Deus deu à mulher é de cuidado, de proteção. Ela não tem que ter esse peso sobre as costas. Esse peso cabe ao homem, é assim que Deus estabeleceu”.

Para a pastora Rita de Cássia, sentir-se bem na prestação de serviços ao Reino, é uma questão de escolha: “Existem muitas igrejas, muitas formas de cultuar a Deus, porque as pessoas são diferentes. Se uma mulher está ali, servindo a Deus ali, é porque ela se adapta e se sente bem [...] Eu não acho que elas sintam-se inferiores. Elas estão ali porque gostam, estão servindo a Deus daquela forma [...] Então ele coloca cada um no seu lugar certinho”.

Fonte: Guia-me

Gostou deste post? Então: Compartilhe no Facebook Siga-nos no:  Facebook - Twitter - G+

COMENTE AQUI!

Displaying 21 Comments
Have Your Say
  1. Jefferson disse:

    Lamento que nenhum dos colegas, tenha citado o texto do Ap. Paulo em sua carta à Timóteo 1Tm cap 3, onde na primeira perícope deste capitulo ele deixa instruções claras, ao jovem pastor Timóteo, a respeito aos dois ofícios (Presbiterato e Diaconato). Se tiverem o cuidado de ler com acuridade poderão comprovar que o Paulo, no vs 1 não cita genero, mas diz: “aqueles que aspiram o episcopado” – as mulheres ele cita explicitamente no vs 11. nos demais versos trata de orientar os cuidados que se deve ter antes de ordenar aos ofícios da Igreja, quer homem, quer mulher. Abs,

  2. ESTA ESCRITO disse:

    ESTA ESCRITO!!! NAO,permito,porem,que a mulher ensine.nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silencio. Porque primeiro foi formado adao, depois eva. E dao nao foi enganado,mas a mulher,sendo enganada, caui em transgressao.

  3. RENATO ROCHA disse:

    DEUS,não é DEUS de confusão. Ele é o mesmo ontem,hoje e amanhã.portanto sabe o que vai acontecer daqui a 2000 anos e saberia que pastores (falsos pastores) ordenariam suas esposas pastoras e em consequências outras mulheres do seu ministério.Acredito que DEUS com sua sabedoria não inspirou os profetas que escreveram as cartas do Novo Testamento. Agora me perdoe as maravilhosas mulheres de DEUS pelo seu trabalho missionário que fazem,continue seu trabalho que voces concertesa terão o seu GALARDÃO. Culpa do falsos pastores que se preocupam em aparecer mais que JESUS. O mais tudo é VAIDADE. QUE DEUS ABENCÔE A TODOS.

  4. Heitor Folgierini disse:

    Tenho certeza de que, em linhas gerais, na Obra de Deus as mulheres estão fazendo MUITO MAIS do que nós, homens porém, NÃO É BÍBLICO a ordenança pastoral feminina. Outro dia conversando com minha esposa que, graças a Deus é uma mulher abençoada e trabalhadora na Obra de DEUS(Louva a DEUS, rege o Conjunto de irmãs, ministra pregações e ainda é Professora de Escola Bíblica Dominical), ela me disse que o pastorado feminino NÃO É BÍBLICO ! É invenção humana sem nenhum respaldo na Palavra de Deus.

  5. alepo disse:

    ordenação de mulheres na igreja católica é impossível,no entanto,nas igrejas evangélicas estar se tornado uma tônica , tônica essa,que os levara para o caminho da apostasia,como já estar acontecendo,pois até pastores gays e lésbicas estão sendo ordenados.

  6. pr. noe disse:

    Jesus, fopi o unico lider religioso mundial que dignificou a mulher, dando-lhes atenção, carinho, perdão respeito e o direito de pregar a sua palavra como a mulher samaritana.
    esses que falam o contrario deveriam calar a boca, e fazer como Jesus

  7. Érika Abrantes disse:

    A IMPORTANCIA DA BIBLIA E DA VINDA DE JESUS E DE SUA RESSUREIÇÃO E DE SEU ESPIRITO HOJE CONOSCO E PARA QUE OBEDEÇAMOS E CREIAMOS QUE TEMOS QUE SER UM…PLANTAR PARA O REINO,SAQUEAR O INFERNO,LUTAR AS GUERRAS ESPIRITUAIS E VENCE-LAS COM ARMAS ESPIRITUAIS.EU PREGO ONDE NÃO HÁ QUEM PREGUE,EU VOU PARA ONDE MUITOS HOMENS QUE SE DENOMINAM ESPIRITUAIS NÃO VÃO.SE EXERÇO UM MINISTÉRIO DE HOMENS É POR QUE HOMENS QUE TEM CHAMADOS NÃO SE DISPÕE PARA A OBRA.Como ouvir se não há quem pregue.INDEPENDENTE DE SER HOMEM OU MULHER,FAÇAMOS A VONTADE DO PAI QUE NOS CHAMOU.

  8. .Daniel disse:

    eu senti de colocar
    um breve comentario acabou saindo uma pregaçao amem Deus sabe de todas as coisas

    como eu disse Deus me achou e me resgatou pela internet atraves de um email

    quem tem chamado nao pode fugir
    jonas tentou e muitos tentam ate hoje

    fiquem com Deus que ele vos abençoe muito a cada um que ler esses comentarios

    [email protected]

  9. .Daniel disse:

    a palavra de .Deus fala por si mesma veja

    Genesis
    15 E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
    16 ¶ E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
    17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
    18 ¶ E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
    19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
    20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

    Deus é tao bom oque seria de nós sem as lindas mulheres ajudadoras

    ja tem ums tres anos que recebi um email eu moro em brasilia estava no pecado e nao ouvia pessoas de perto Deus levantou uma pastora casada um casal abençoado Deus fes como o profeta natam e davi entao se .Deus usou esa mulher para me resgatar novamente das trevas para sua maravilhosa lua quem sou eu para questionar Deus
    os olhos do seenhor estao sobre toda a terra a procurar os bom e os mal e seus pes estao sobre essa terra e ele é quem governa e controla todas as coisas nessa terra “ele é Deus”
    jonas fugil de seu chamado ,
    e se uma mulher dessas fugir tambem oque aconteceria com elas em ou como élas iriam prestar contas a Deus (sera que Deus ira aceitar senhor nunca vi uma pastora o senhor nunca tinha feito assim ai pensei que nao seria a primeira ) algumas coisas nao estao escrito tipo pregar para emu convertao os fukeiros usem a internet para evangelisar usem radio televisao ‘jesus disse que nó fariamos obras maiores do que ele fes nessa terra ‘ como pode JESUS dizer isso de nos meros pecadores homens carnais que vivem em funçao de si mesmo minha casa meu carro meu emprego , e os pobres as viuvas os orfaos ”’QUE TODOS MORRAM VAO PRA SEMAFOROS ABRIGOS SE VIREM EU NAO ME VIREI EU NAO CONSEGUI ”’eu vejo que ese nao é oe coração de Deus que tanto pedimos em lindas cançoes pois se Deus nos der seu coraçao por um minuto iriamos gritar de tanta dor pelas vidas perdidas muitos presos no pecado e no vicio como nós ja fomos um dia ”mas Deus veio foi so pra mim aquele sangue todo foi so pra mim nao foi” nao meus irmaos jesus fes de tudo nessa terra e nós oque temos feito pelo menos o minimo como os talentos nem um talento se quer voçe quer mutiplicalo prefere enterrar ………Deus quer nos dispertar para ese tempo em que vivemos e vivermos para ele de coraçao nao so com os labios
    esa é a geração profetica dos utimos dias vejam os filmes as novelas os big broder os desenhos guerras pai matando filha pela janela , filha mata pai e mae com paulada na cabeça junto do namorado
    muita apostasia acontecendo

    SE AGARREM A PALAVRA DE DEUS MEDITEM NAO LEIA SO POR LER ESTUDEM
    POIS MUITOS ERRAM POR NAO CONHECER A PALAVRA AS LEIS DE DEUS OREM SE SANTIFIQUEM JEJUEM NAO VOS MOLDEIS A ESE MUNDO VOS NAO SOIS DELE NAO ACUMULEIS TESOUROS NESSA TERRA ONDE AS TRAÇAS FERRUGEM E LADROES CONSOMEM -VOÇES NAO SAO DESSE MUNDO SOIS EMBAIXADORES DO CEUS NA TERRA COLONIZEM ESSA TERRA PARA O SENHOR VAMOS CONTINUAR O MINISTERIO DE JESUS ELE DISSE VOIS SOIS MEUS DICIPULOS

    FIQUEM NA PAS DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

  10. pastora barbara machado disse:

    paz seja convosco.me converti ha 13 anos.era drogada e infeliz.jesus mudou minha vida e isso para mim já era tudo.mas para ele não.nunca pedi pra ser pastora.mas ele ordenou que eu fosse.fui ungida pastora e enviada para uma ireja que estava fechada porque os homens que passaram por lá não acreditaram na promessa de Deus para aquela cidade.ha 6 anos estou ali,e comigo estão mais 100 pessoas salvas.não me importo com o titulo mais sim com o meu chamado.tirem-me o tituloe continuarei ganhando almas.

  11. Daniel A. disse:

    Quem que Jesus mandou dar as Boas Novas de sua ressurreição?
    Se Ele quisesse que um homem desse a notícia e não uma mulher Ele o faria.
    Quem falou que as mulheres devem ficar caladas na igreja foi Paulo e não Deus e nem Jesus.
    Se for Deus que chamou uma mulher, quem é o homem para contestar isso?
    Lógicamente têm homens e mulheres que traz dúvida se foi Deus que levantou, como têm homens e munheres que vemos nitidamente que foi Deus que chamou.
    Graça e Paz.

  12. Luiz Manta disse:

    Resumindo, um dos requisitos para ser pastor é fazer parte do sacerdócio real [ser crente e está na convocação do grande eu sou], e mas, o candidato deve estar na categoria que Deus escolheu>para>o<pastoradoliderança>da<suana<terra.
    Toda via se vocês quiserem ir do encontro de tudo o que Deus deixou escrito que poderá impedir, pois o próprio Senhor tem permitido que os seres humanos tome suas próprias decisões, mesmo contra o que ele deixou escrito, e podemos notar explicitamente na passagem do livro de Apocalipsi 22:11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.

  13. Luiz Manta disse:

    Breve História das raízes deste desvio
    O Liberalismo teológico [de meados do século 19 representa o esforço de se adaptar a Bíblia aos movimentos culturais seculares, por isso, rejeitou um leitura literal da Bíblia e adotou como hermenêutica, a interpretação alegórica da Bíblia], deu a metodologia ideal para se torcer textos literais da Bíblia, com a desculpa de contextualização cultural.
    A Filosofia Unissex [que procura deliberadamente acabar com as naturais distinções entre os sexos e promover um moralidade permissiva e antibíblica] tem exercido pressão e levado muitos a trocar conceitos bíblicos por conveniências culturais.
    O Movimento Feminista [que teve seu berço no meio evangélico em 1848 com a convenção de mulheres na capela da igreja Wesleiana Metodista em Seneca Falls, New York, nos EUA.] tem feito uma releitura dos textos bíblicos que falam dos papeis das mulheres e dos homens na igreja, a partir de uma hermenêutica alegórica e de uma perspectiva cultural acomodada ao humanismo que despreza o aspecto literal do texto.

  14. Luiz Manta disse:

    Percebe-se, por está breve introdução, que mulher no pastorado não é uma questão cultural ou de discriminação “machista”, mas é algo que claramente fere a sã doutrina, e a vontade de Deus revelada na Bíblia. II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

    Deve-se perguntar então: porque, há um movimento de força crescente em prol da ordenação de mulheres ao pastorado? Será que estamos vivendo uma apostasia generalizada? II Pedro 3:16 Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

  15. Luiz Manta disse:

    mulheres tão fiéis e valorosas quanto, e digo até mais que, os discípulos homens, porém, Ele escolheu apenas homens para serem os lideres da novel igreja cristã, e o motivo não foi questões culturais, pois Ele quebrou muitas e mais sérias questões culturais e religiosas de sua época ] e quanto há pastoras [Paulo tinha mulheres de valor igual ou muito maior do que os homens que trabalhavam com ele, todavia, não vemos nem Paulo, nenhum outro apostolo, igreja do Novo Testamento, ou mesmo por ação direta do Espírito Santo falando a igreja como no caso de Paulo e Barnabé, estabelecendo ou mesmo reconhecendo mulheres na função pastoral]. Muito pelo contrário, vemos que todas as instruções para o pastorado são dirigidas a homens, por exemplo: que o bispo [e não bispa ou pastora] deve ser “esposo de uma só mulher”, “que governe bem a sua própria casa”, que em caso de problemas “chame os presbíteros da igreja” etc.” (I Tm 32,4; Tg 5:14).

  16. Luiz Manta disse:

    As “feministas cristãs”, que lutam pelo pastorado, acham que têm esse direito, baseadas em falácias, filosofia feminista e até argumentos do movimento feminista dos anos (60) onde iremos abordar isto comais profundidade ou seja, Adotar este argumento é agir de modo preconceituoso e arbitrário, rejeitando por interesses pessoais Antibíblicos outro argumento que o movimento feminista cristãs tem usa é que a Bíblia foi escrita para aquela época e por homens machistas, é muitíssimo mais forte que o anterior. É muito indicativo de que o pastorado feminino não é o plano de Deus para as mulheres, o fato de que a Bíblia não registra nenhum caso de mulher em função de liderança eclesiástica sobre homens, tais como, matriarcas das 12 tribos de Israel [Jacó tinha uma filha e doze filhos, Deus escolheu somente os doze filhos, e se isso é machismo, e as feministas o vêem como uma injustiça, terão de explicar esta deficiência de Deus], e quanto há apostolas [Cristo tinha muitas discípulas entre as

  17. NEDIR TEIXEIRA disse:

    no livro de lucas (11-23)diz Jesus:quem nao é por mim é contra mim, e quem comigo nao ajunta espalha. de que lado estamos quando discutimos coisas vâs , quando o mais importante é anunciar o reino de Deus,em tempo e fora de tempo.o maior inimigo dos cristaos e satanas. nossa luta nao e contra a carne ou sangue.
    Jesus chama a todos, uns aceitam o ide outros nao, homens e mulheres , autoridade para quem vai ao campo.a quem,enviarei quem ha de ir por nós?????

  18. evang josué da conceição disse:

    Deus usa quem ele quér,aonde ,como,quando.todos são vazos nas mãos de Deus,basta se dispor parafazer a obra.o ide é para todos que desejam.

  19. markson disse:

    eu acho que o irmão jair não leu os textos mencionados acima, naquela epoca a mulher não podia falar porque não tinha acesso a educação. outras mulheres exerceram papel de lideraça ao decorrer da historia.precisamos ler e compreender o que a biblia nos fala!

  20. roberto disse:

    Hoje em dia o que se ver é,igreja se levantando muitas vezes fruto de uma contenda.Pois bem,a questão e a posisão de tais pessoas é para se engrandecer ou aparecer não é boa a escolha.Se foi DEUS realmente que a chamou quem é o homem para contender.Vejo também o lado fragil das mulheres e por outro lado a disposicão e companherismo.conheci o evangelho de JESUS em 1969,no meu tempo não tinha esses cargos,por isso ate hoje não me acostumo.desculpe as mulheres.

  21. jair tomaz disse:

    bom dia
    GOSTARIA DE DEIXAR AQUI SEGUNDO OQ PALAVRA DIZ.AQUELE QUE ALMEJA U EPISCOPADO ,SEJA MARIDO DE UMA SO MULHER,NAO DADO AO VINHO,QUE GOVERNE BEM SUA CASA.ETC. ENTAO NAO TA ESCRITO AQUELA QUE ALMEJA EPISCOPADO SEJA MULHER DE UM SO MARIDO.JAIR

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estes html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Connect with us on social networks
Recomende no Google

Siga-nos no Google+