sáb, jun 19th, 2010

O Homem Moderno e Contemporâneo

Os cuidados que os homens devem ter quando o assunto é o “Homem Moderno e Contemporâneo”
Como a sociedade e a mídia, descreve o “homem moderno e contemporâneo”.Segundo os estudiosos e especialistas do comportamento humano, ele é um sujeito marcante e de estilo sofisticado. Capaz de transitar em qualquer situação e nível social. Bem informado, inteligente, preparado e muito bem cuidado do ponto de vista físico, e muito bem sucedido profissionalmente.
O novo ideal do homem moderno segundo os especialistas é, conhecer sobre literatura, cinema, gastronomia e moda. Elegante, um de seus dotes é pontuar com sutilidade sua virilidade, dominador deixa-se ser dominado pela mulher.
Explora seu discurso persuasivo e sedutor, com estilo e personalidade. Corajoso investe o quer for preciso em sua aparência.
A ganância, o egoísmo e a auto-realização é um dos seus principais objetivos, mesmo tendo a consciência que o materialismo é uma das maiores ameaças á vida familiar, interpondo as relações humanas, e tirando a oportunidade de conviver com as pessoas que ama.
Os homens contemporâneos querem comprar tudo aquilo que sempre sonharam secretamente em seus mais incontroláveis devaneios, em detrimento do sacrifício financeiro familiar. Comparados muitas vezes por suas extravagâncias, até mesmo a nova classe de homens os denominados, “Metrossexuais”.
A mídia exerce uma influência de comportamento e consumo muito particular sobre o homem contemporâneo como: despertar o desejo em adquirir imóveis e veículos a qualquer custo. O desejo em degustar sempre uma boa gastronomia tem sido uma de suas pecularidades. Há uma imensa indústria que se movimenta para satisfazer seus desejos de consumo.
A onda de preocupar-se com a aparência física, atinge um número cada vez maior de adeptos do culto ao corpo. Este é o fenômeno sociocultural chamado de homem moderno e contemporâneo. Sensível e vaidoso, ele também pode exercer atividades no lar como: ajudar a sua esposa nas atividades com as crianças, bem como ajudar nas tarefas de arrumar a casa, sem ameaçar de forma alguma a sua masculinidade.
Na opinião dos especialistas de plantão o homem contemporâneo também deve cuidar de si mesmo, utilizando-se de cosméticos, e outras prestações de serviços como: Pedicure e manicure, mas sem muitos exageros, sem perder sua masculinidade e a condição de “Machão” estabelecido por uma sociedade conservadora.
O comportamento humano segundo os especialistas revela-nos que o homem contemporâneo é a marca do homem que se diz atual, moderno, e conhecedor dos últimos lançamentos de tecnologia no mercado mundial, por isso exige e prefere um tratamento diferenciado e personalizado.
No Brasil o setor de saúde e de beleza masculina já operacionaliza bilhões por ano. De 1998 até hoje os produtos de beleza masculinos subiram anualmente para 17%. Segundo especialistas é porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente com a aparência física do profissional, descuidando muitas vezes até de seu preparo intelectual.
“Cuidado” o termo “Homem moderno e contemporâneo” pode ser uma armadilha, ou uma estratégia do mercado de marketing. Esta necessidade surgiu de estudos socioculturais que define como seria o perfil de um sujeito social, moderno e contemporâneo.
Como observador do comportamento humano o Projeto AmorConjugal, entende, que o homem de qualquer classe social, independente de sua cor, ou de seu credo religioso, ou de sua formação cultural, deve estabelecer limites próprios de conduta e comportamento, debater sobre questões rotuladas e ligadas ao contemporanismo com mais profundidade, redescobrir quais são os seus reais valores de identidade, não simplesmente ser visto, lido e acabado, como se fosse um produto de prateleira. Os valores individuais, morais, éticos e espirituais devem ser preservados. Colocá-los em ação deve ser o principal objetivo de homens comprometidos com a manutenção e a preservação da família, em detrimento dos modismos pontuais fabricados por uma sociedade consumista, e por uma mídia escravizadora.
Entretanto, todo homem se diz sábio e conhecedor das armadilhas, mas em primeiro lugar, deveria almejar um crescimento dinâmico rumo a santidade e perfeição, como Jesus mesmo nos ordenou: “Sede santos como eu sou santo”. 1 Pedro (1:15) e “Perfeito até á medida da estatura completa de Cristo”. Efésios (4:13). Sem preconceitos culturais, intelectuais e espirituais, estabelecendo objetivos e metas alvo, com um posicionamento forte, bem definido, comprometido com mudanças de atitude contínuas, melhorando a sua convivência com a sua família e com o meio social em que está inserido, adotando um comportamento excelente e excepcional acima das expectativas.
Como bom líder, saber para onde vai, onde quer chegar, e quem levará consigo. Não levado como vento de um lado para outro, através de modismos temporais, e de mecanismos manipuladores como a mídia e outros instrumentos de massa de manobra. Mas seguindo rumo ao alvo, olhando sempre a sua frente, nunca a esquerda e nem a direita.
Esta atitude destemida de avançar sempre, Deus com toda a certeza cuidará da sua retaguarda. Siga rumo ao alvo sempre! Homem Deus tem algo novo e muito especial para você sim! Não importa o que as circunstâncias digam. Matenha o seu equilíbrio emocional e espiritual. Confie nEle.
Se os dogmas de comportamento socioculturais, e de marketing massificados através da mídia escravizadora tem atingido você com bombardeios diários, tentando estabelecer na sua mente padrões de comportamentos diferentes da sua formação moral e espiritual, e se você está quase sucumbindo a esses apelos. Está na hora de pedir ajuda, compartilhe suas dificuldades com a sua esposa, com seu pastor ou mesmo com o seu melhor amigo. Não aceite esta situação! Diga não a pressão! Existem profissionais especializados que podem ajudar você. O Projeto AmorConjugal também estará sempre a sua disposição, conte sempre conosco.

Cláudio Óliver
Projeto AmorConjugal

Amor Conjugal / Padom

estude teologia sem mensaldiade
Gostou deste post? Então: Compartilhe no Facebook Siga-nos no:  Facebook - Twitter - G+

COMENTE AQUI!

Displaying 1 Comments
Have Your Say
  1. Justin Bieber disse:

    Olá… Gostei muito… Ajudou bastante no meu trabalho de Biologia! hehehe

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estes html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>