dom, mai 22nd, 2011

Pr. Samuel Ferreira: Um pastor moderno entre os radicais

Um dos líderes da Assembleia de Deus, a maior e uma das mais conservadoras igrejas evangélicas do Brasil, Samuel Ferreira rompe tradições, libera costumes e atrai fiéis para o seu templo
O evangélico desavisado que entrar no número 560 da ave­nida Celso Garcia, no bairro paulistano do Brás, poderá achar que não está entrando em um culto da Assembleia de Deus. Maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera, pelo comedimento na conduta e, principalmente, pelas vestimentas discretas de seus membros. Por conta dessa última particularidade, tornou-se folclórica por forçar seus fiéis a celebrarem sempre, no caso dos homens, de terno e gravata e, entre elas, de saia comprida, camisa fechada até o punho e cabelos longos que deveriam passar longe de tesouras e tinturas. Era a igreja do “não pode”. Não podia, só para citar algumas interdições extratemplo, ver tevê, praticar esporte e cultuar ritmos musicais brasileiros. A justificativa era ao mesmo tempo simples e definitiva: eram coisas do capeta.
No templo do Brás, porém, às 19h30 do domingo 15, um grupo de cerca de vinte fiéis fazia coreografias, ao lado do púlpito, ao som de uma batida funkeada. Seus componentes – mulheres maquiadas e com cabelos curtos tingidos, calça jeans justa e joias combinando com o salto alto; homens usando camiseta e exibindo corte de cabelo black power – outrora sofreriam sanções, como uma expulsão, por conta de tais “ousadias”. Mas ali eram ovacionados por uma plateia formada por gente vestida de forma parecida, bem informal. Palmas, também proibidas nas celebrações tradicionais, eram requisitadas pelo pastor Samuel de Castro Ferreira, líder do templo e um dos responsáveis por essa mudança de mentalidade na estrutura da Assembleia de Deus, denominação nascida em Belém, no Pará, que irá festejar seu centenário no mês que vem. “Muitos chamam de revolução, mas o que eu faço é uma pregação de um evangelho puro, sem acessórios pesados”, afirma ele, 43 anos, casado há vinte com a pastora Keila, 39, e pai de Manoel, 18, e Marinna, 14. “A maior igreja evangélica do País está vivendo um redescobrimento.”

NOVOS TEMPOS Com roupas de grife, Ferreira lê a Bíblia e consulta o iPad no mesmo culto

Sentado em uma cadeira logo ao lado do coral, Ferreira, que assistiu à televisão pela primeira vez na casa do vizinho, aos 7 anos, escondido do pai, Manoel Ferreira, pastor assembleiano, desliza o dedo indicador em um iPad segunda geração enquanto o culto se desenrola. Acessa a sua recém criada página no Twitter por meio da qual, em apenas um mês, amealhou mais de 110 mil seguidores. Quando se levanta para pregar a palavra, deixa visível o corte alinhado de seu terno e a gravata que combina com o conjunto social. Não que o pastor se furte em pregar de jeans, tênis e camisa esporte – tem predileção por peças da Hugo Boss –, como faz em encontros de jovens. “Samuel representa a Assembleia de Deus moderna, com cara de (Igreja) Renascer (em Cristo)”, opina o doutorando em ciências da religião Gedeon Alencar, autor de “Assembleias de Deus – Origem, Implantação e Militância” (1911-1946), editora Arte Editorial. “Os mais antigos, porém, acham o estilo dele abominável.”
Natural de Garça, interior de São Paulo, formado em direito e com uma faculdade de psicologia incompleta, Ferreira é vice-presidente da Convenção de Madureira, que é comandada por seu pai há 25 anos e da qual fazem parte 25 mil templos no Brasil, entre eles o do Brás. Os assembleianos não são uma comunidade unificada em torno de um líder. Há, ainda, os que seguem a Convenção Geral, considerada o conglomerado mais poderoso, e o grupo formado por igrejas autônomas. Ferreira assumiu o templo da região central da capital paulista há cinco anos e passou a romper com as tradições. Ao mesmo tempo, encarou uma cirurgia de redução de estômago para perder parte dos 144 quilos. “Usar calça comprida é um pecado absurdo que recaía sobre as irmãs. Não agride a Deus, então liberei”, diz o pastor, 81 quilos, que até hoje não sabe nadar e andar de bicicleta porque, em nome da crença religiosa, foi proibido de praticar na infância e na adolescência.
Sua Assembleia do “pode” tem agradado aos fiéis. “Meu pai não permitia que eu pintasse as unhas, raspasse os pelos ou cortasse o cabelo”, conta a dona de casa Jussara da Silva, 49 anos. “Furei as orelhas só depois dos 40 anos. Faz pouco tempo, também, que faço luzes”, afirma Raquel Monteiro Pedro, 47 anos, gerente administrativa. Devidamente maquiadas, as duas desfilavam seus cabelos curtos e tingidos adornados por joias pelo salão do Brás, cuja arquitetura, mais parecida com a de um anfiteatro, também se distingue das igrejas mais conservadoras.

ALÍVIO Os fiéis João Gilberto e Raquel: liberdade para cuidar da aparência sem sofrer sanções da igreja

A relativização dos costumes da Assembleia de Deus se dá em uma época em que não é mais possível dizer aos fiéis que Deus não quer que eles tenham vaidade. A denominação trabalha para atender a novas demandas da burguesia assembleiana, que, se não faz parte da classe média, está muito perto dela, é urbana e frequenta universidades. É esse filão que está sendo disputado. Uma outra igreja paulista já promoveu show no Playcenter. No Rio de Janeiro, uma Assembleia de Deus organiza o que chama de Festa Jesuína, em alusão à Festa Junina. Segundo o estudioso Alencar, as antigas proibições davam sentido ao substrato de pobreza do qual faziam parte a grande maioria dos membros da Assembleia de Deus. “Era confortável para o fiel que não tinha condição de comprar uma televisão dizer que ela é coisa do diabo. Assim, ele vai satanizando o que não tem acesso.”
Importante figura no mundo assembleiano, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, 76 anos, presidente da Convenção Geral, não é adepto da corrente liberal. “Samuel é um menino bom, inteligente, mas é liberal na questão dos costumes e descambou a abrir a porta do comportamento”, afirma. Ferreira, por outro lado, se diz conservador, principalmente na questão dos dogmas. Em suas celebrações, há o momento do dízimo, do louvor, da adoração e um coral clássico. Ao mesmo tempo, é o torcedor do Corinthians que tuita pelo celular até de madrugada – dia desses, postou que saboreava um sorvete às 4h30 –, viaja de avião particular e não abre mão de roupas de grife. Um legítimo pastor do século XXI.

Revista Istoé / Portal Padom

Gostou deste post? Então: Compartilhe no Facebook Siga-nos no:  Facebook - Twitter - G+

Comentários via Facebook

Displaying 24 Comments
Have Your Say
  1. “Mi Espelho muito no pastor”

  2. ELZA BONFIM disse:

    INFELIZMENTE, FALTA AO SER HUMANO, TEMOR E REVERÊNCIA A DEUS.FICO PERPLEXA PELA CONDUTA DE MUITOS QUE SE DIZEM CRISTÃOS, POIS ESTES DIZEM CONHECER DEUS, E AGEM COMO SE NÃO CONHECESSEM. POIS MUITOS IMPIOS, TEM MAIOR TEMOR E REVERÊNCIA AO NOSSO DEUS, DO QUE AQUELES, QUE DIZEM CRER. CADÊ A RENÚNCIA DESTE POVO? OQUE ELES RENUNCIAM P/ SEGUIR JESUS?CADÊ OS DESEJOS CARNAIS, SENDO MORTOS A CADA DIA, PELA ENTREGA A JESUS? E O CAMINHO APERTADO QUE SEGUIMOS, QUANDO ESCOLHEMOS ANDAR COM JESUS? O HOMEM SE PORTA DE MANEIRA REVERENTE A UMA AUTORIDADE,E AGE COMO TOLO NA SANTIDADE DE DEUS.OS VERDADEIROS ADORADORES DE DEUS,CONHECEM ESTE, E SABEM QUE NÃO SE MISTURA SANTO COM PROFANO. E O CRISTÃO QUE NÃO SE ALIMENTA DA PALAVRA, PREFERE O CAMINHO MAIS FÁCIL,POIS É MAIS FÁCIL ALGUÉM TE LEVAR AO ERRO, DUQUE ESTE LÊ A PALAVRA E VER QUE ESTE, É O CAMINHO DA PERDIÇÃO.A PALAVRA DE DEUS FALA DE: RENÚNCIA, CAMINHO APERTADO, SANTIDADE,A CARNE MILITANDO CONTRA O ESPIRITO,ENFIM TUDO QUE SE REFERE A DEUS,É OPOSTO AO MUNDO. FICO COM JESUS, POIS ELE DIZ, QUE ELE NÃO É DESTE MUNDO, NEM NÓS SOMOS.(JO.15.18-19)

  3. glaucia disse:

    preciso saber do pastor samuel ferreira o que ele pode me dizer sobre encontro que muitas igrejas faz

  4. celso machado disse:

    Antes estes mesmos pastores proibia tudo isto que hoje esta liberado e dizia que era pecado e que Deus não se agradava desta coisas E DIZIA QUE ELES ERAM HOMENS CHAMADO POR DEUS E AGORA EU PERGUNTO SERA QUE TUDO ISTO QUE ELES ESTÃO LIBERANDO E VERDADEIRO OU ESTÃO DESVIADOS BOM SE A MULHER PODE USAR CALÇA COMPRIDA O HOMEM PODE USAR SAIA OU VESTIDO , QUE MAL TEM ( UMA DAS MAIORES ARMAS QUE O DIABO ESTA USANDO NOS ULTIMOS DIAS E ESTA: “MISTURAR PARA DEPOIS CONFUNDIR”

  5. MARCOS disse:

    VALEU SANTO VC ESTACERTO MANO

  6. marcos/ ad disse:

    Para meditação de todos Deus é imutável em suas palavras e ensinamentos? O que devemos fazer com a Bíblia Sagrada? se ela nos ensina que não devemos acrescentar ou tirar uma vírgula sequer.Porque devemos mudar o que aprendemos na palavra de Deus pois a palavra diz:…conhecereis a verdade e a verdade vos libertará… e estreita é a porta que nos leva para o céu.Que o Espírito Santo do Senhor possa falar melhor em seus corações.

  7. PASTOR CLAUDIO ACCONCI disse:

    A PAZ DO SENHOR IRMÃOS:

    SOU PASTOR DA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERIO MADUREIRA FILIADA AO BRAS, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, NO VALE DO PARAIBA NA CIDADE DE TREMEMBÉ, NA IGREJA SEDE DO BAIRRO JARDIM SANTANA.

    QUANDO NÓS, HOMENS DE DEUS, QUE PRIMAMOS PELA EXCELENCIA DA PALAVRA DE DEUS PREGADA COM EFICACIA E EXGESE BÍBLICA LEMOS SOBRE O REV. SAMUEL, E SUA METODOLOGIA BIBLICA MODERNA, NÓS DAMOS GLÓRIA A DEUS PELO NOSSO AMADO LIDER.
    HOJE GRAÇAS A DEUS TEMSO UM DEFENSOR DO EVANGELHO PURO E SIMPLES, DA MINISTRAÇÃO DA PALAVRA, QUE É O REV. FERREIRA.
    DEUS LEVANTOU NA TERRA UM LIDER COM CORAGEM PARA PREGAR CONTRA O FARISAISMO, PROPONDO COM A REVOLUÇÃO DA PALAVRA COM AUTORIDADE, EXGESE E EFICACIA UAM TRANSFORMAÇÃO DE CARATER, DE FORO INTIMO, UMA REVOLUÇÃO DE PUREZA EM VEZ DE UM PSEUDO PENTECOSTE ONDE OS SEPULCROS CAIADOS FARISEUS PREGADORES DE DOUTRINAS ANTIBIBLICAS ENSINAVMA O ERRO.
    HOJE GRAÇAS AO REVERENDO SAMUEL FERREIRA TEMOS UM REPRESENTANTE PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS COM CAPACIDADE D PREGAR PARA DOUTOS E INDULTOS, COM AUTORIDADE PARA EVANGELIZAR PRESIDENTES DE PAISES E MENDIGOS COM O MESMO AMOR E ATITUDE.
    QUE DEUIS O LEVANTE COMO LIDER DESTE APIS( POIS ELE JÁ É!) E COMO LIDER MUNDIAL.

    PR CLAUDIO ACCONCI
    12 97258223
    prclaudio-acconci@bol.com.br

  8. david disse:

    Tem salvo nessa igreja? ler Hb 12.14
    cadê a santificação que é a separação dos ímpios?

  9. Celio disse:

    Vivemos um momento único na Adbrás Pq.Esplanda Estrada São Judas Tadeu, 506 – Embú das Artes.
    O maior presente é estarmos todos juntos no final da campanha de 21 dias de Unção e Poder com a poderação ministração da palavara de DEUS igreja lotada, gente em pé pelos corredores.
    O grande presente para mim em particular, estava lá meu Pai, Minha Mãe e meus irmãos e minhas irmâs,(quanto tempo não estavámos juntos assim na igreja)bom de mas sem palavras e eu nem sabia que eles iriam, que supresa, tinha algo no ar??????
    Mas forte ainda foi ao final do trabalho, É Pastozão, amigo, irmão já to com saúdades Pastor Cleverson e Miss Paula.
    Uma despededida que eu não esperavámos, que placa de honra ao mérito linda maravilhosa aos longos dos 10 anos em retorno ao Pq. Esplanda aprendi demais, pude dixar um legado de forte amizades e aprovação e pouco que fiz, ontém nos despedimos da congragação eu e minha esposa Miss Dina, Caique e Catinha.
    Fica à responsabilida do meu amigo e Pastor Cleverson e Miss Paula que continuará cuidando com muito carinho do meu filhão Caio Cesar e minha filhona Hellen que os amam demais da conta, nã há problema algum estão em boas mãos já falamos sobre isso, eles aprenderam ser adorador com Pr Cleverson e Miss Paula (QUEM SABE AMAR NUNCA PERDE, SÓ CONQUISTA).
    Obrigado Pastor Samuel e Pastara Keila, Deus continua usando vossas vidas sempre para nos dá essa alegria, esse casa que auxiliamos tem um potencial muito grande de amor e carinho para com todas as pessoas e por todas as almas.
    Aprouve Deus usando o Senhor à nos enviar para outra região, vamos soma e fazer a diferença juntos com Pastor Jefferson e a Miss Cibela na Regional 20.
    Sabado Deus falou, Domingo Deus cumpriu é forte, muito forte!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Celio disse:

    Só é Pastor quem tem chamado para isso, porque precisa entender os liberais e os radicais, precisa saber amar e entender cada natureza humana.
    Pastor Samuel é Pastor aprovado por Deus, ele não prega demais, ele ministra nama unção verdadeira, Deus usa o Pastor no limite certinho, prova disso é quem está todas as terças feiras na Adbrás.
    Esteja lá presente, Deus vai falar contigo,depois você não vai deixar de ir.

  11. Anselmo Mascari disse:

    A Paz do Senhor a todos , sou Batista membro de uma igreja tradicional muito abençoada . Mais lá o Glória a Deus é quase mudo e as palmas são muito remotas .
    Eu e minha família fomos conhecer a AD Brás , e hoje esteve lá o cantor Fernandinho . Foi uma Benção .

    Tem que de vez em quando recarregar as baterias no espirito Santo e lá foi o meu carregador .

    Que Deus abençoe todos os assembleianos e continue a usar o pastor Samuel tremendamente .

  12. zilma disse:

    tenho o desejo de conhecer a AD do Braz, mais ,já me falaram tantas bobagens que fico pensando se vou, gosto das pregações do Pastor Samuel Ferreira , que Deus me gui pois sou conservadora e não consigo ser diferente, orem por min pois preciso,que Deus o abençoe cada dia

  13. joelma barbosa disse:

    sou catolica mais ouço a radio musical das 8 da manha as 11 gostaria de ouvir a aline barros qualquer uma e que me excluisse nos pedidos de oraçao

  14. eunice rosa prado silva disse:

    EU NASCI NA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL, MAS NUNCA ACEITEI CERTA DOUTRINAS E USSOS E CUSTUMES MAS NÃO SABIA COMO FAZER, OUVINDO SUAS PREGAÇÕES A RADIO SENTI KE CRESCI NA FÉ APRENDI MUITAS COISAS DUVIDAS E A CERTEZA QUE NÃO ESTAVA ERRADA, NAS MINHAS DUVIDAS AGRADEÇO A DEUS POR TER HOMENS E MULHERES REVESTIDAS DO PODER DE DEUS.
    AJUDANDO PESSOAS COMO EU ACRESCER NA FÉDEUS VOS ABENÇOE QUERO IR EM BREVE VISITA-LO AI NO BRAZ

  15. Pr Antonio Miranda disse:

    Depois de algum tempo de experiencia aprendendemos a ter maturidade e aprendemos que tudo o que é para ser feito e com moderação seja qual for as ações, nem muito céu e nem muita terra. então vemos que esses avanços e comportamento de um LIDER ou VICE-DEUS causa preoculpação,Hoje há muitos escolhidos pobres e ricos, só que os Nossos lideres estâo preoculpados com status, poder e midia e o Reino de Deus ?. o povo que sofre por falta de assistencia . Há ainda bem que nem todos os que chamam Senhor Senhor entrarão no céu, e todos darão conta de si e de seus feitos. E NEM TODOS OS assembleianos cooncorda com essas aberturas, E se com Essas aberturas durante os cultos houver Salvação de almas, batismo no espirito Santo , milagres, operações do E Santo ao inves de palmas. entâo será valida. Deus nos Ajude . Paz.

  16. Angélica Fragoso disse:

    Conheço o Pastor Samuel Ferreira há 22 anos sei o Homem de Deus que ele é`… nasci na Assembleia de Deus de Madureia sofri muito com os usos e costumes…qnd o pr. liberou aqui em Campinas fui liberta agadeço a Deus pela vida do meu pastor….

  17. Pastora Vanessa disse:

    Sou d um ministério onde não há doutrinas mto fortes e nem liberalismo demais, somos vigilantes nos nossos hábitos, pois o que é demais é sobra.
    Não critico esse pastor, só acho que a A.D sempre teve ua característica própria e hoje em dia essa característica está se perdendo, e quando perdemos algo, por mais simples que seja é preciso tomar cuidado…
    De qualquer forma Deus abençõe hà todos e façamos o que é certo e correto diante dos olhos do Senhor…
    A pz… Pastora Vanessa…

  18. alberto Nery disse:

    Para quem tem o pai na igreja da restauração,do reverendo Moo,não está fazendo mais que sua obrigação em abrir as portas da sua igreja para todas as tribos.Para Ele (Pr.Samuel) vale a qauntidade e não a qualidade.Procuer se na igreja dele Jesus cura,claro que não isto é costume do passado.

  19. margareth disse:

    não sei porque estranhamos a evolução das coisas, por acaso foi diferente em alguma época da história? Faça o seu melhor

  20. Pr. José Ricardo disse:

    Bom não posso parabenisa-lo, nem critica-lo,porque Deus da aos seus sabedoria para guiar seu rebanho,só tenho uma preocupação,e os mais conservadores,como estçao se sentindo? Mais que tudo seja feito para a groria do Senhor.

  21. arnaldo disse:

    é irmã Benedita, não sei se fico alegre,por estar se cumprindo a palavra de Deus aceca da apostasia, ou se fico triste pelas almas que estão se perdendo.

  22. ismael disse:

    que exemplo em pastor Manuel ferreira,que voce esta dando para os seus liderados é assim que devemos proceder? quando um entra por uma porta temos que sair por outra? joão 8 cap.32

  23. Jefferson disse:

    AD e seus pastores, sempre procuraram os meios mais convenientes para alcançar as massas, o evangelho nem sempre vem em primeiro lugar em seus cultos. Assim é e foi a AD.

  24. BENEDITA disse:

    foi muito triste o que fiquei sabendo meu coração está sangrando aonde vamos parar agora está tudo igual não há mais diferença Jesus está voltando mesmo chegou o momento

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estes html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comentários via Google+