dom, dez 11th, 2011

Quantos anos Noé levou para construir a arca?

Ao lermos a citação bíblica em Gênesis 6.3, deparamos com a seguinte afirmação: “Então disse o Senhor: não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos”.

Ao lermos a citação bíblica em Gênesis 6.3, deparamos com a seguinte afirmação: “Então disse o Senhor: não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos”.

De imediato, julgamos tratar-se de um limite de idade, preestabelecida para cada um, individualmente, desde que muitos deles atingiram a cifra de quase um milênio de anos, conforme viveram Adão, Sete, Enos, Quenã, Jarede e Metuselá, o que mais viveu.

(No entanto, se meditarmos sobre o versículo supracitado, chegaremos à conclusão de que a palavra homem foi tomada como um coletivo generalizado de toda a raça humana. Entendemos, portanto, que os 120 anos eqüivalem à duração daquela dispensação antediluviana, após o julgamento divino.

Se você ama a Jesus Cristo, clique em

Noé estava com 480 anos, quando Deus lhe ordenou a construção da arca. Vinte anos após já com 500 anos de idade, é que lhe nasceu o seu filho primogênito, conforme Gênesis 5.32. Seus três filhos vieram ao mundo e já encontraram o pai em plena atividade, ocupado na construção da arca. Cem anos após o nascimento de Sem, contando Noé 600 anos, veio o dilúvio que fez chover 40 dias e 40 noites, permanecendo Noé, esposa, filhos, noras e os animais, na arca, um ano e 17 dias: Gn 7.10,11; 8.14.

Deus concedeu um prazo de 120 anos para que a humanidade se arrependesse. Mas como não deram crédito à mensagem do pregoeiro da verdade sucumbiram pelas águas do dilúvio.

A prova de que os 120 anos eqüivalem ao fim de uma dispensação, após o juízo de Deus, é ter Noé vivido, após o dilúvio, 350 anos: Gn 9.28.

Extraído do livro A Bíblia Responde

Portal Padom

estude teologia sem mensaldiade
Gostou deste post? Então: Compartilhe no Facebook Siga-nos no:  Facebook - Twitter - G+

COMENTE AQUI!

Displaying 8 Comments
Have Your Say
  1. Me diga, o que, que vai interferir se levou 5 , 80, 100, 120 ou mais ou menos anos na minha salvação? Seja la o tempo que for, o importante e fundamental é, o pecador ter convicção de que nasceu de novo. Que foi regenerado pelo poder da Palavra de Deus, e pela ação poderosa do Espírito Santo , convencendo do pecado,da justiça e do juízo. Jo. cap.16:8 (Deu.29:29 e 2º Pe. 3:16) . Conjecturar não é pecado mas,diminuir ou aumentar a Palavra de Deus traz condenação .Ap. cap. 22:18 e 19.Cuidado “mestres”.

  2. gilson disse:

    ok muito boa a sua explicaçao.

  3. dilson | 21/04/2013 às 18:39 | Resposta

    Em gn 5.28 afirma que lameque tinha 182 anos quando gerou nóe.Quando Deus dá o prazo de 120 anos para o homem se arrepender dos seus terríveis pecados, noé tinha 480ano e entrou na arca com 600ano(gn 7.6,11)s logo:480anos+120anos(término do prazo)=600 anos, ou seja, 120 anos depois.Em gn5.31 afirma que lameque morreu com 777 anos, peceba agora se ele gerou noé com 182 anos está faltando 595 anos para completar 777 anos, logo quando lameque morreu com 777 anos noé tinha 595 anos.Em gn 6.3 Deus estabeleceu assim o tempo de vida(120 anos) dos homens na terra, neste versículo não se fala do dillúvio e nem da construção da arca.Porém em gn 6.13 Deus diz a noé que é chegada o fim de toda carne o prazo de 120 anos tinha acabado e no versículo 14 o senhor diz: Faze para ti uma arca e madeira e gofer, Deus não perguntou estás fazendo a arca?…O verbo fazer está no imperativo expressando uma ordem, um pedido, uma orientação, ou seja Deus está dizendo faze tu uma arca..Aordem é dada quando Deus fala com Noé, Deus dá uma ordem específica para noé construir a arca depois que lameque seu pai morre, logo noé tem 595 anos.Portanto entendemos que em gn 6.17 o Senhor diz: porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra(aqui é que o dilúvio foi anunciado) a noé e não antes como alguns pregam, logo noé tem conhecimento do dilúvio com 595 anos de idade.Assim temos o cálculo: 600anos(quando noé entrou na arca)-595 anos(quando teve conhecimento e começou a construir a arca)=5anos.Veja em gn 6.22 noé fez conforme tudo Deus lhe mandou, foi aqui que ele começou a contrução da arca e não 120 anos antes com muitos pregam.E em gn 14.6 noé trabalhou com mais 7 pessoas da sua família colando tábuas em betume não precisou de pregos, usou sim ferramentas para cortar madeiras e colar com betume.Comprimento da arca:198 metros;largura:33 metros e altura 19,8 metros, 1 covado=66cm ou 0,66metros.Com essas medidas seria necessário 120 anos para se fazer uma arca? é claro que não.Noé passou 5 anos contruindo a arca para ele e sua família se salvarem do dilúvio, dá para estas medidas da arca, trabalhando com disposição e fé.
    Amém.

  4. Jackson da Cunha Fiuza disse:

    Com relação aos 120 anos estou de acordo, mas em relação aos dias que passou dentro da arca eu descordo pois a bíblia diz que Noé entrou na arca era o mês segundo, aos dezessete dias e sua saída foi
    segundo mês ao vinte e sete dias do mês, então por esta conta eu penso que Noé ficou 1 ano e 10 dias na arca.
    Fica na paz de Cristo

  5. João Batista disse:

    A paz do Senhor Jesus seja com todos
    Muito bem irmão Paulo Souza, é lindo ver o povo de DEUS em comunhão. Eu compartilho essa mesma visão, pois pela logica das escrituras é clara, porém não despreso a primeira, Pois nos enriqueceu de conhecimento.

  6. Siqueira disse:

    Graça e Paz da parte de DEUS!
    Isso é muito bom, é cultura bíblica.
    Glória a DEUS por tudo isso.

  7. Gabriel Neves disse:

    Gostei muito do pensamento conclusivo e sábio à respeito do tempo de construção da Arca de Noé, e de como este viveu num tempo tão hostil!

  8. Isso não tem o menor cabimento! O que Deus estava limitando ali é o NÚMERO MÁXIMO dos anos vividos pelos seres humanos após o dilúvio, dentro de determinadas circunstâncias, estabelecendo uma MÉDIA. Algumas pessoas viveram centenas de anos a mais, nas circunstâncias pertinentes a cada um. Outros viveram bem menos, também dentro das características circunstanciais relativas a eles próprios. É como hoje fazemos, tendo em vista as estatísticas, quando estabelecemos as expectativas quanto à longevidade. O resto é pura especulação, apesar de válida quanto à livre aceitação do pensamento e da análise.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estes html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>