SENTADO À MESA COM O REI! (II) – Pr. André Lepre

II Samuel 9:6-7

Vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, inclinou-se, prostrando-se com o rosto em terra. Disse-lhe Davi: Mefibosete! Ele disse: Eis aqui teu servo! Então, lhe disse Davi: Não temas, porque usarei de bondade para contigo, por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu comerás pão sempre à minha mesa.

 

Por esses dias estava relendo uma passagem bíblica que me levou a refletir sobre a condição que muitas vezes temos ao nosso dispor para desfrutarmos de uma vida de bênçãos, de felicidade, de realização, de prosperidade, mas que por alguma circunstância acaba não se concretizando. Quando isso ocorre por alguma atitude equivocada que tomamos isso se torna mais “aceitável” porque dependeu exclusivamente de nós, mas o pior é quando isso ocorre por alguma atitude tomada por terceiros, atitudes essas intencionais ou não.

Se você ama a Jesus Cristo, clique em 

Relendo a história de um homem chamado Mefibosete vemos exatamente esse quadro. Mefibosete era filho do Jônatas (melhor amigo de Davi), e neto do rei Saul. Tinha cinco anos de idade quando seu pai e avô morreram no campo de batalha contra os Filisteus. Ao chegar a noticia no palácio real, sua ama (uma espécie de babá), sentindo medo do perigo eminente tomou-o pelos braços e segundo o que diz a Bíblia, apressadamente fugiu com o menino. Mas enquanto fugia, provavelmente tropeçou em alguma coisa e o menino caiu no chão ficando aleijado de ambos os pés.

Imagine você, Mefibosete tinha tudo para ter uma vida abençoada, próspera, feliz e realizada. Era neto de um rei e filho de um príncipe, ou seja, mais cedo ou mais tarde seria um rei com todas as atribuições e direitos que essa condição oferecia. Teria um palácio, riqueza, as melhores roupas, a melhor comida, os melhores cavalos, as mulheres mais belas. Seria respeitado, e quem sabe, se fosse um bom rei seria aclamado por toda a nação tendo o mesmo prestígio que um dia seu avô Saul teve antes de se desviar dos caminhos do Senhor.

Mas depois daquela queda os dias foram difíceis para Mefibosete. Por causa da pressa de sua babá sua vida sofreu uma guinada de 360º. Os dias forma difíceis não somente por sua incapacidade física, mas também pelo ambiente instável da nação após a morte de seu pai e avô, não havia segurança para ele e então é levado a viver longe, no deserto, na casa de um homem chamado Maquir na cidade de Lo-Debar (Cidade do Silêncio).

Um dos maiores obstáculos que alguém pode encontrar na busca de uma realização em alguns momentos é a pressa. Diz um ditado popular que a pressa é inimiga da perfeição. Em alguns momentos da nossa vida a pressa pode ser um inimigo ao invés de um aliado. Por exemplo, quem nunca saiu apressado de casa para uma entrevista de emprego e ao chegar à empresa se deu conta de que esqueceu algum documento necessário?

Quem nunca saiu apressado do trabalho e quando chegou em casa não teve a triste convicção de que esqueceu as chaves no escritório?

Quantas pessoas já não saíram de casa apressadamente com seu carro e ignorando o sinal vermelho bateram em outro carro?

Naquele momento a pressa daquela “babá” influenciou decisivamente a vida de Mefibosete. Esse tipo de pressa:

  • Nos tira do foco da solução e nos coloca somente no foco do problema;
  • Ao contrário do que se pode pensar, ela não nos aproxima, mas nos afasta dos nossos objetivos;
  • Nos indica somente atalhos e não o caminho correto a ser percorrido;
  • Tira a nossa razão e nos leva somente pela emoção;
  • Valoriza mais a perda do que o ganho;
  • Estimula sempre a fazermos o que dá certo e não o que é certo;
  • Diminui as nossas chances de acerto e automaticamente aumenta a nossa margem de erro;
  • Inviabiliza a aplicação de toda nossa capacidade e aplicamos apenas o que “dá para o gasto!”;
  • Pode nos deixar “aleijados” para o resto da vida;

Se existe algo que Deus não tem é pressa. Existem até alguns pregadores que usam uma expressão que a meu ver se tornou um jargão, quando dizem: “Deus tem pressa para fazer isso ou aquilo…” “Deus tem pressa de fazer um grande milagre na sua vida…”

Amados e amadas do Senhor, Deus não tem pressa de nada!

Se Deus tivesse pressa:

  • Ele não teria feito o mundo em 6 (seis) dias, mas teria feito em apenas um dia;
  • Ele não teria mandando Noé construir a Arca;
  • Ele não teria permitido que Jacó nascesse depois de Esaú;
  • Ele não teria permitido que Jacó trabalhasse mais 7(sete) anos por Raquel;
  • Ele não teria permitido que Israel ficasse durante 70 anos no cativeiro babilônico;
  • Ele não teria enviado o grande peixe para engolir o profeta Jonas, teria jogado-o direto em terra firme;
  • Ele não teria permitido que Davi ficasse fugindo durante 10 anos de Saul; Aliás, nem Davi teve pressa quando teve a oportunidade de matar Saul;
  • Não haveria uma cruz, uma coroa e um Cristo;

DEUS NÃO TEM PRESSA DE NADA. DEUS É O SENHOR DO TEMPO. TUDO ESTÁ NO CONTROLE DO SENHOR!

Um dia algo aconteceu que mudou a história de Mefibosete. EXISTE UM DIA EM QUE DEUS DEUS PREPAROU A MUDANÇA DA SUA HISTÓRIA, DA SUA VIDA PARA A MELHOR!

Davi lembrou-se de Jônatas seu grande amigo, e perguntou se havia alguém de sua casa a quem pudesse usar de misericórdia. Então disseram: “Existe sim ó rei, é Mefibosete, e está na casa de Maquir em Lo-Debar.” Então Davi ordenou que o trouxessem até a sua presença.

Lo-Debar significa “não-palavras”, ou seja, ela um lugar de silêncio, um lugar onde as pessoas não se relacionavam, viviam isoladas em seus traumas, suas angústias, decepções. Era um lugar de esquecimento, aonde ninguém era lembrado. Um lugar onde não havia mais expectativas de mudança. Mas Jesus me fez escrever essa mensagem para te dizer que Ele não se esqueceu de você.

EU PROFETIZO EM NOME DE JESUS QUE HOJE É O DIA QUE ELE PREPAROU PARA TE TIRAR DA SUA LO-BEBAR!

Às vezes somos tentados pelas circunstâncias da vida, pelas perdas, pelas decepções, a acharmos que Deus se esqueceu de nós, que Ele não se importa conosco. Não é nada disso, Deus não se esquece dos seus escolhidos. Deus não teria dado o seu único Filho por mim e você se não tivéssemos valor para Ele.

As circunstâncias de adversidades são permitidas por Deus porque fazem parte de alguns processos de nossa vida.

  • Processo de crescimento;
  • Processo de amadurecimento;
  • Processo de fortalecimento;
  • Processo de envolvimento;
  • Processo de consolidação;

Quando Mefibosete chegou ao palácio do Rei, creio que Davi deve ter olhado para seu rosto e se lembrado do rosto de Jônatas, dos gestos de Jônatas, daquele que era o seu amigo da alma. Então renasceu no coração do rei o amor íntimo por Jônatas. E canalizando esse amor para Mefibosete, prometeu-lhe devolver-lhe os bens que pertenciam à sua família, e lhe disse: “Você comerá para sempre à minha mesa”. Mefibosete replica: “Quem é seu servo, para que olhe para um cão morto como eu?”. Mas Davi insistiu: “Mefibosete comerá à minha mesa, como um dos filhos do rei”.

A resposta de Mefibosete retrata bem as marcas que nós somos capazes de deixar na vida de outras pessoas. Por isso quero te conscientizar que a sua responsabilidade não é só com você, mas também com o seu semelhante, com aquele que está ao seu lado ou próximo de você. E isso fica muito claro quando Jesus disse: “Ama ao teu próximo como a ti mesmo…”

A minha responsabilidade não se restringe a mim somente, mas ela alcança a minha esposa, minha família, meus amigos, minhas ovelhas. Tenho a capacidade de deixar marcas nas pessoas. Por isso uma pergunta que não quer calar:

A pressa daquela “babá” tinha deixado algumas marcas em Mefibosete e que ficaram explicitas na sua resposta ao rei: “Quem é seu servo, para que olhe para um cão morto como eu?”.

Marca de:

  • Decepção;
  • Incapacidade;
  • Tristeza;
  • Conformismo;
  • Desvalorização e auto-desvalorização;

QUE TIPO DE MARCAS VOCÊ TEM DEIXADO NAS PESSOAS?

(Gálatas 6:17b) –  Porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.

A resposta de Davi deixou algumas outras marcas na vida de Mefibosete que apagaram definitivamente todas as outras. Davi respondeu: “Mefibosete comerá à minha mesa, como um dos filhos do rei”.

Algumas marcas que Davi deixou na vida de Mefibosete:

  • Amor;
  • Compaixão;
  • Igualdade;
  • Valorização e auto-valorização;
  • Capacidade;
  • Inconformismo;
  • Esperança;

Um detalhe me chama a atenção na história de Mefibosete. A Bíblia faz questão de mencionar que ele ficou aleijado de ambos os pés. Isso significa dizer que ele não podia caminhar.

Pelos seus próprios pés Mafibosete não tinha condições de ir até a presença do rei, mas o rei mandou alguém para buscá-lo. E ele assentou-se a mesa junto com Davi e seus outros filhos como se fosse também um deles.

Quem sabe a sua vida não está também como a de Mefibosete, aleijada, você não se sente em condições de caminhar, de seguir adiante com seus sonhos e objetivos, quem sabe marcas de decepção, desesperança, incapacidade, mágoas foram deixadas em você. E por conta disso você se isolou em sua “Lo-Debar”, na cidade de solidão e isolamento que você construiu dentro do seu coração.

Eu quero te dizer que Deus enviou alguém para te buscar para se assentar com Ele na mesa, esse alguém é o próprio Rei, o REI JESUS. (Provérbios 6:22) –  Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.

O seu nome foi pronunciado pelo Rei Jesus Cristo e Ele que te levar para o palácio de uma vida abençoada e próspera. Lá não receberás julgamento, a não ser misericórdia. Lá serás consolado, perdoado, e honrado. E agora o Rei que antes era servido, veio para servir e sentou à sua mesa, e lhe deu o manjar de príncipes.

Após, comermos à Mesa com o Rei, cada dia que desfrutamos de sua companhia somos sustentados por sua provisão abundante.

Sentados à mesa com o Rei, parecemos como entre os muitos filhos do Rei, os príncipes de Deus. Entretanto, se nos olharem mais atentamente, verão que temos uma marca, algo parecido como a de Jacó que andava mancando depois do encontro com Deus. A nossa marca hoje é a do sangue de Jesus, que nos faz lembrar que estávamos mortos em pecados e hoje essa marca nos mostra que não somos nada diante Dele. E se quisermos vê-lo face a face, teremos que nos apresentar perante a Ele sem máculas e sem “rugas”.

Sentado à Mesa com Rei, é só por chamada, por graça bendita de Deus. “Salvou-nos, não por obras de justiça que nós tivéssemos feito, mas sim por sua misericórdia” (Tito 3:5).

Não basta somente ouvir o chamado do Rei, tem que se encaminhar na direção dele e só assim você se encontrará SENTADO À MESA COM O REI.

Vá até a presença do Rei, hoje Ele te chama!

Nele, por Ele e para Ele!

Pr. André Lepre

Gostou deste post? Então: Compartilhe no Facebook Siga-nos no:  Facebook - Twitter - G+

COMENTE AQUI!

Displaying 6 Comments
Have Your Say
  1. alexsandro disse:

    maravilha de mensagem

  2. alexsandro disse:

    nao conhecia suas mensagens ainda,hj eu li algumas e gostei muito do jeito q o sr. escreve;parece que estamos dentro da igreja,muito bom,um abraco!

  3. A Paz do Senhor, confesso que fiquei maravilhada com essa mensagem. Tenha certeza pastor que vou ultiliza-la. Jamais poderia ler uma palavra tão linda e ficar calada. Deus te abençoe e o inspire mais e mais.

  4. Anderson disse:

    A Paz varão mensagem muito boa para evangelizar eu não contava com essa mensagem para evangelismo mas ficou boa honra e glorias para Deus.

  5. A PAZ DO SENHOR LUIZ CARLOS. FIQUE À VONTADE E UTILIZE NOSSAS MENSAGENS E ESTUDOS. ELES NÃO ME PERTENCEM. VIERAM DE DEUS, POIS ELE É O AUTOR DA OBRA. SOMOS APENAS CANAIS.

    DEUS LHE ABENÇOE!

  6. Luis Carlos de Oliveira disse:

    A Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo irmão. Li a mensagem de Mefiboset e fiquei maravilhado. Vou estudar mais a mensagem pra ver se Deus me dá graça para que eu possa transmiti-la na nossa Igreja aos irmãos.
    Posteriormente lerei as demais e com certeza não me arrependerei.

    A Paz do Senhor abençoado.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estes html tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>